20080914

Canhoto da Paraíba

Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba, nasceu no dia 19 de maio de 1928. Cresceu em uma família de músicos, mas como era obrigado a compartilhar instrumentos com os irmãos, não podia inverter as cordas: tinha que tocar um instrumento afinado para destros. O pai não conseguia ensinar-lhe: "Ih, meu filho, tem jeito não. Pra lhe ensinar tem que botá de cabeça pra baixo ou diante de um espelho". Teve que aprender tudo sozinho, o que o levou a desenvolver um estilo único de tocar.
Em 1959, foi para o Rio de Janeiro, onde seu virtuosismo despertou a atenção de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Radamés Gnattali e Paulinho da Viola, que começou a tocar após assistir uma de suas apresentações.
Gravou em 68 seu primeiro disco, "Único Amor". Em 77 lançou o antológico "Canhoto a mais de mil" e, na companhia de Paulinho da Viola, seguiu em excursão pelo Brasil no Projeto Pixinguinha. Outros discos que gravou foram "O violão brasileiro tocado pelo avesso”, de 1977, e o CD Canhoto da Paraíba Pisando em Brasa, lançado nacionalmente por Paulinho da Viola, e que conta com a participação deste e de Raphael Rabello.
Canhoto é autor de mais de 80 canções e já se apresentou com outros grandes nomes da música popular brasileira, como João Bosco, Sivuca e César Camargo Mariano.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente sobre este Blog